Notícias

VIII Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil acontece em Manaus


VIII ENCONTRO DO CONSELHO DOS PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL ACONTECE EM MANAUS

Evento do Consepre reúne representantes dos 26 Tribunais de Justiça do país para discutir o fortalecimento do Poder Judiciário

O “VIII Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil – Consepre”, realizado em Manaus (AM), teve início na noite de quarta-feira (08/11) e segue até sexta-feira (10/11), com a participação dos gestores dos 27 Tribunais de Justiça do país, magistradas, magistrados, servidores e diversas outras autoridades. A programação do “VIII Encontro do Consepre” pode ser acompanhada pelo canal do TJAM no YouTube. “Na pauta estão temas de interesse da magistratura nacional e de fortalecimento à atuação do Judiciário”, anunciou a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, que sedia o evento.

A solenidade de abertura do VIII Encontro do Consepre foi realizada às 18h30, na quarta-feira (8/11), no Teatro Amazonas. “Nós sairemos daqui com um Poder Judiciário mais fortalecido. Nossa responsabilidade é imensa para que esses debates, e essas trocas de experiências, possam resultar no oferecimento de melhores serviços à sociedade, que é a nossa missão e a nossa busca”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Consepre, desembargador Carlos França.

A conferência de abertura foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell Marques. “Entendo como fundamental que os juízes incrementem a confiança da sociedade, respaldados em sua autoridade moral, que se traduz, em última análise, em compromisso institucional e na excelência da prestação de serviço público voltado a distribuir justiça. Esse é o nosso dever”, disse o ministro Campbell Marques.  

Durante a cerimônia, a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi agraciada com a “Medalha do Reconhecimento”, outorgada pelo Consepre. Em seguida, foi realizada a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, que tem como diretor artístico e regente titular Marcelo de Jesus. O jantar reunindo as autoridades foi no Salão Solimões, do Complexo Palácio Rio Negro.  

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) participa do evento sendo representado pela juíza auxiliar da presidência, Fernanda Karam de Chueiri Sanches, e pela diretora do Gabinete da Presidência, Ana Carolina Mion Pilati do Vale.