Notícias

XVI Semana Nacional da Conciliação homologa mais de 3.300 acordos no Paraná


XVI SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO HOMOLOGA MAIS DE 3.300 ACORDOS NO PARANÁ

A edição deste ano alcançou valores inéditos

Durante a XVI Semana Nacional da Conciliação, entre 8 e 12 de novembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) prestou mais de 12 mil atendimentos. Além disso, foram realizadas 9.525 audiências em todo o Estado do Paraná e proferidas 3.331 sentenças homologatórias de acordos.  

Esse é o maior número já registrado desde que a iniciativa foi lançada no TJPR. O total de audiências realizadas representa 67,35% do total das agendadas (14.141), revelando um grau de interesse elevado das partes em conciliar. A campanha contou com a participação de 265 magistrados e magistradas, quatro juízes e juízas leigos, 696 conciliadores e conciliadoras e 318 colaboradores e colaboradoras. 

A Corte paranaense, por meio da 2ª Vice-Presidência, encaminhou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os resultados da XVI Semana Nacional da Conciliação. Os números foram colhidos em parceria com o Departamento de Tecnologia e Informação (DTIC), via DataJud, utilizando o procedimento já em uso para os envios mensais do Prêmio CNJ de Qualidade.  

Realizada anualmente desde 2006, a Semana Nacional da Conciliação tem por escopo a mobilização de todo o Poder Judiciário Nacional, em suas várias esferas de atuação, conjugando esforços para a implementação da conciliação e outras ferramentas autocompositivas. A ação ressalta os aspectos positivos da resolução de conflito por meio do consenso entre as partes e a relevância da desjudicialização, ante o atendimento em etapa pré-processual.