22/03/2022

CONVÊNIO COM O INSTITUTO MUNDO MELHOR LEVOU 2.797 ATENDIMENTOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOMPANHADOS PELA JUSTIÇA

 

A cooperação foi aderida por 14 comarcas do estado e contempla dois projetos da entidade sem fins lucrativos

 

A parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Instituto Mundo Melhor (IMM) tem rendido bons frutos desde a assinatura da cooperação, em julho do ano passado. Ao todo, 14 comarcas do estado já aderiram ao convênio, que contempla duas iniciativas da entidade sem fins lucrativos: o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o projeto Jovem Mãe. 

De acordo com o levantamento realizado em fevereiro deste ano, foram realizados 2.352 atendimentos dentro do Projeto Jovem Mãe, e 445 cursos online no AVA. As capacitações alcançam crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e meninas e meninos acompanhados pelas Varas da Infância e Juventude por todo o estado.

 

 

“Isso é muito importante porque é um público que muitas vezes tem dificuldade de fazer um curso técnico, que o aproxime do sistema informatizado. Disponibilizar um aprendizado tem a capacidade de mudar o destino desses meninos e meninas”, diz a juíza Noeli Salete Tavares Reback, coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij). 

São mais de 150 cursos disponibilizados pela Instituição parceira, nas áreas de educação, saúde e bem-estar, informática, línguas, administração e empreendedorismo, e governança doméstica, com certificação realizada por meio de instituições de Ensino Superior.  Profissionais da área que atuam nas prefeituras ou no Governo do Estado também têm acesso às capacitações chanceladas pelo TJPR.  

O objetivo da cooperação é minimizar as distâncias entre as esferas de saúde, educação e assistência, e desenvolver projetos de responsabilidade social em que se priorizam crianças e adolescentes. O convênio é um dos esforços do Judiciário paranaense para promover a aproximação do Judiciário com a população, de acordo com os princípios norteadores da Gestão, que está sempre aberta a parcerias que beneficiem a sociedade. 

 

Acordo de cooperação 

Em julho de 2021, foi firmado o Acordo 027/2021 entre o TJPR e o Instituto Mundo Melhor, com vigência de 60 meses. A entidade parceira disponibiliza gratuitamente os cursos do AVA e também vagas de capacitação no Projeto Jovem Mãe para os adolescentes acompanhados com medidas protetivas. 

Ao TJPR, compete as funções de articular a oferta de cursos de capacitação online aos adolescentes acompanhados pela Vara da Infância e da Juventude, acompanhar a seleção e cadastro dos participantes, adotando critérios justos e transparentes.  

 

_____________________________

11/03/2022

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE DEPOIMENTO ESPECIAL - 6ª EDIÇÃO

Clique aqui para se inscrever 

 

A Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR) abre inscrições para o Curso de Depoimento Especial - Módulo Teórico.

?  A capacitação acontece na modalidade a distância, assíncrono, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EJUD-PR.

?  Concluido o módulo teórico, o aluno receberá declaração de que está apto a aplicar o seu aprendizado em casos reais.

?. Na parte prática do curso, deverá realizar no mínimo 5 (cinco) Depoimentos Especiais na função de entrevistador. Ao final de cada Depoimento Especial, deverá anexar no Ambiente Virtual de Aprendizagem as declaração que ateste o trabalho realizado, emitidas pelo respectivo órgão judicial de atuação.

?. Essa etapa é imprescindível para a obtenção do certificado de conclusão do curso, que habilita o entrevistador a atuar perante o Poder Judiciário.

??‍?. Público-alvo: servidores e servidoras com cargo de provimento efetivo do quadro do Tribunal de Justiça do Paraná e redes de apoio externas

? Número de vagas: 120 (cento e vinte)
Categoria de formação: formação inicial e continuada
Carga horária: 60 horas
Data do curso: 24/03 a 16/05/2022
Período de inscrição: 10/03 a 20/03/2022

? Ao final do curso, é esperado que os profissionais capacitados em Depoimento Especial estejam preparados para desenvolver as seguintes competências:
1. Aprimorar a própria intervenção profissional na matéria do Depoimento Especial;
2. Aplicar o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense, adotando-o na oitiva de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violências;
3. Planejar os processos de trabalho, a gestão e a tomada de decisão em matéria de Depoimento Especial;
4. Enfrentar situações adversas com segurança e eficiência;
5. Identificar possibilidades de atuação no uso da metodologia do Depoimento Especial.

Clique aqui para se inscrever 


Fonte: EJUD

 

_____________________________

09/03/2022

CONSIJ/CIJ PUBLICA O CALENDÁRIO PARA O ANO DE 2022

Clique aqui para fazer o download do calendário anual CONSIJ/CIJ

 

 

_____________________________

08/03/2022

PUBLICAÇÃO DO BOLETIM INFORMATIVO Nº 7 DE RETROSPECTIVA DE 2021

CONSELHO DE SUPERVISÃO DOS JUÍZOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - CONSIJ

COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - CIJ  

O documento está dividido por mês e traz as principais notícias referentes à proteção de direitos de crianças e adolescentes.

Clique aqui para fazer o download