29/01/2021

 

JUÍZA DO TJPR É ELEITA PRESIDENTE DO COLÉGIO DE COORDENADORES DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL

 

 

 

Magistrada assumirá a gestão da entidade durante o biênio 2021/2022
Sex, 29 Jan 2021 19:51:36 -0300

Nesta sexta-feira (29/1), foi eleita para assumir a Presidência do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil a magistrada Noeli Salete Tavares Reback, Juíza de Direito titular da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e Coordenadora Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O Colégio de Coordenadores tem como principal objetivo estabelecer uma linha de atuação com diretrizes unificadas nessa área.

Além da magistrada, que ficará à frente da entidade durante a gestão do biênio 2021/2022, comporão a nova diretoria o Juiz Adhailton Lacet Correia Porto, da 1ª Vara da Infância de João Pessoa e Coordenador Estadual do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), como Vice-Presidente; e a Juíza Patrícia Pereira Neves, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha e Coordenadora Estadual do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Participaram da reunião, dentre outros, magistrados de diversos Tribunais de Justiça estaduais: Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, do Rio de Janeiro e então Presidente do Colégio; Reinaldo Cintra, de São Paulo; Carlos José Limongi Sterse, de Goiás; Ladilson Costa Moita, do Amapá; Adhailton Lacet Correia Porto, da Paraíba; Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, de Alagoas; Eguiliell Ricardo da Silva, do Mato Grosso do Sul; Nara Cristina Neumann Cano Saraiva, do Rio Grande do Sul; Stenio Neiva Coêlho, de Pernambuco; Rosa Geane Nascimento Santos, do Sergipe; Eufrida Costa Belleza Silva, do Amazonas; Frederico Paiva Bandeira de Souza, do Tocantins; Isaias Fonseca, de Rondônia; e Marcelo Lima de Oliveira, de Roraima.

Link TJPR

Link AMAPAR

29/01/2021

 

BOLETIM ESPECIAL DE RETROSPECTIVA 2020

CONSELHO DE SUPERVISÃO DOS JUÍZOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - CONSIJ

COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - CIJ 

Clique aqui para realizar o download. 

22/01/2021

 

OFICINAS DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DO CENSE PATO BRANCO NO MÊS DE JANEIRO DE 2021

 

 

 

 

 

            Durante o período das férias escolares o Cense Pato Branco está oportunizando aos Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação e de internação provisória, algumas atividades diferenciadas tendo como instrutor os servidores da socioeducação, que por possuírem algumas habilidades específicas, se voluntariaram em realizar as oficinas, sendo nas áreas da cultura, gastronomia, esportes e educação.

            Ofertado também pela secretaria a “live”- “Masculinidade e Paternidade responsável”, foi de muita importância para os adolescentes desta unidade, uma vez que temos dois Adolescentes em cumprimento de internação, sendo que um a companheira está grávida e o outro, está decidido a reconhecer a paternidade de sua filha, nascida de um relacionamento do passado.

            Ainda seguindo esta ideia, está sendo ofertada o Curso "Pai Presente: Cuidado e Compromisso", ofertado pela Universidade do Rio Grande do Norte em parceria com o Ministério da Saúde. O curso é gratuito e o Técnico de Enfermagem Jakson será o facilitador do curso.

            A oficina de Musicalização foi ofertada pelo Agente de Segurança, Deivi Mass, após ter percebido a demonstração de interesse dos adolescentes em realizar algumas aulas de violão. Tem como objetivo estimular e incentivar o gosto pela música, desenvolvendo a inteligência musical e a socialização por meio das aulas em grupos e conhecimentos musicais com o ensino melódico, harmônico e rítmico através do violão e com apostila de fácil entendimento.

            Na área de gastronomia, a Agente Pâmela, com seu talento culinário, ofertou a atividade de oficina “Gourmet” com a participação entusiasmada dos adolescentes. Sendo degustado pelos participantes após o encerramento da oficina.

            Importante salientar que a culinária tem como objetivo, observar a forma de relacionamento de cada participante, assim como também ajudam os jovens a aprender conteúdos e desenvolver habilidades na execução de seus próprios alimentos, apreciar a arte da culinária, realizar descobertas sobre a culinária, através de histórias, identificar, conhecer e experimentar ingredientes utilizados nos preparos dos alimentos.

            Os jogos de tabuleiro são sempre bem-vindos dentro dos Centros de Socioeducação e tem sido um companheiro e um passatempo para todos os Adolescentes. Com esta ideia o Agente, Jiones, formado em matemática e hábil jogador de Xadrez, ofertou a oficina aos adolescentes, tendo sido apreciada pelos jovens.

            A prática do xadrez desenvolve concentração, melhora o raciocínio lógico, instiga noções táticas e estratégicas, contribui para autoestima e autoconfiança, aspectos psicossociais importantes que são trabalhados com os adolescentes durante o cumprimento da medida socioeducativa.

            Paralelo a estas atividades, estão sendo ofertadas também, os cursos de Comunicação não violenta, Inteligências Múltiplas, Como ter Sucesso nos Processos Seletivos, Auxiliar Administrativo, RH e Arquivos e Qualidade no atendimento ao Público.

             Todas estas ações são certificadas e visam o desenvolvimento global do adolescente, sua interação com o grupo de iguais, com a equipe de socioeducadores e principalmente prepará-lo para a convivência familiar e comunitária e ainda capacitá-lo para o exercício de atividades laborais.

 

 

22/01/2021

 

OFICINAS CRIATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE SOCIOEDUCATIVO 

 

  

 

 

O Centro de Socioeducação de Cascavel 2 está ofertando oficinas criativas de arteterapia a todos os adolescentes internados na unidade, nesse período de férias escolares, considerando também o isolamento social, decorrente da Pandemia.


As oficinas, intituladas “Ateliês Terapêuticos: O despertar criativo”, ocorrem quinzenalmente com o objetivo principal de estimular a criatividade e a expressão de sentimentos, assim, favorecer o fortalecimento da autoestima e das relações interpessoais.

 
Os ateliês terapêuticos, em arteterapia, com foco na criatividade estimulam o desenvolvimento das múltiplas expressões artísticas, como forma de comunicação e estímulo para o pensar em si e nas relações de cuidado com o outro.

 
Como estratégia socioeducativa, tem se mostrado um forte aliado para a expressão de múltiplos sentimentos e vivências relacionais positivas para os educandos. Como aponta a psicóloga Ednéia Vasconcelos, uma das proponentes do projeto: “Durante a realização das oficinas, percebo que os adolescentes gostam da atividade e se envolvem com a tarefa, fazendo o melhor que conseguem. Muitas vezes, duvidam da própria capacidade de realizá-las e se surpreendem com o resultado que alcançam.  Conseguir completar um trabalho é algo muito importante para desenvolver a autoestima deles, como também contribui para a evolução da aprendizagem escolar”.


Pelas observações profissionais, pode-se perceber como as atividades corroboram para favorecer o pleno desenvolvimento dos educandos, com respeito a singularidade e presença educativa.
A escolha das técnicas para o desenvolvimento dos trabalhos, como customização em Tie Dye, confecção do Olho de Deus, modelagem em Argila e construção de Brinquedos com sucatas, foram planejadas com base no significado de cada técnica vinculado a busca pelo autoconhecimento de cada educando.


Nesse processo, salientou a psicóloga Fabiane Taborda, outra proponente do projeto: “os adolescentes precisam lidar com frustrações quando o resultado não é como o esperado, ao mesmo tempo que se surpreendem com os novos aprendizados e criações possíveis, conhecendo seus limites e potencialidades. Ou seja, a arte mostra-se favorável para expressão de sentimentos, além da vivência que fortalece a capacidade de aprendizagem e superação, coadunando com nosso trabalho psicológico e os objetivos socioeducativos. Essas atividades permitem aos adolescente experimentarem coisas novas por novos ângulos”.

 
Com esse mesmo entendimento, a psicóloga Ednéia Vasconcelos, ponderou: “Outra questão importante que observo é um certo incomodo que os adolescentes demonstram em criar algo seu, o primeiro impulso é para copiar, o que também é importante, pois primeiro aprendemos a reproduzir para depois desenvolvermos a capacidade de criar algo, combinando o que já sabemos com as novas habilidades adquiridas e nas oficinas os adolescentes vão desenvolvendo aos poucos a criatividade e com isso, a capacidade reflexiva e simbólica, associando cada dia mais o trabalho realizado com sua realidade interna. Quando o grupo é contínuo, eles alcançam um relacionamento interpessoal muito positivo, conseguindo trazer para o grupo os conflitos e buscando soluções para eles no ambiente do próprio grupo”.


Ao questionar o impacto dessas atividades no momento de pandemia, a equipe socioeducativa relatou ter observado que as atividades têm contribuído com o alívio da tensão, da ansiedade, parecendo influenciar positivamente no comportamento institucional dos adolescentes, uma vez que estão há duas semanas sem necessidade de aplicação de medidas disciplinares.
Pela análise do trabalho desenvolvido até o momento, já se pode sentir os benefícios dessas práticas no ambiente socioeducativo em prol da saúde mental.

 

 

22/01/2021

 

CURSOS DO CIEE ESTÃO SENDO REALIZADOS NAS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS DO ESTADO DO PARANÁ

 

  

 

Nesta semana, foram iniciados os cursos do Centro de Integração Empresa-Escola nas Unidades Socioeducativas do Estado do Paraná. Ao todo são 9 unidades que estão ofertando os cursos para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade. As unidades realizando atualmente os cursos são: CENSE São Francisco, CENSE Fazenda Rio Grande, CENSE São José dos Pinhais, CENSE Joana Richa, CENSE Laranjeiras do Sul, CENSE Pato Branco, CENSE Toledo, CENSE Umuarama e a Casa de Semiliberdade de Cascavel.

            Os cursos são resultados de uma parceria entre a empresa e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e são ofertados desde 2019 nos Centros de Socioeducação. As aulas são disponibilizadas pelo CIEE em formato de vídeo para as equipes das unidades e são realizadas de acordo com a disponibilidade de horário das Unidades, em virtude das outras atividades pedagógicas que os adolescentes realizam, mesmo no período de férias escolares, que é quando essas atividades ocorrem.

            Dentre os cursos ofertados pelo CIEE estão: Auxiliar Administrativo – RH e Arquivos, Auxiliar Administrativo – Rotinas Financeiras e Contábil, Comunicação não-violenta, como ter sucesso nos processos seletivos, Marketing pessoal, Autoconhecimento, Qualidade no Atendimento ao Público, Inteligências Múltiplas no Sucesso Pessoal e Profisisonal, Aprenda a vencer os desafios do mundo do trabalho, Superando a Timidez, Desenvolvendo a criatividade, Projeto de Vida Pessoal e Profissional, entre outros.

            Cada curso tem carga horária de 4 horas e cada Unidade está aplicando vários cursos. São mais de cem adolescentes atendidos que receberão certificação ao fim da realização dos cursos.

 

22/01/2021

 

CURSOS SENAI CONTINUAM SENDO REALIZADOS NAS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS DO ESTADO 

 

 

Desde novembro do ano passado, 2020, está sendo realizado o Curso de Auxiliar Administrativo nas Unidades Socioeducativas do Estado. O curso é ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que realizou parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), no mês de maio do ano passado. Contudo, por conta da pandemia ocasionada pelo coronavírus, a realização do primeiro curso só foi efetivada no final do ano, por meio de aulas síncronas online no Microsoft Teams.

São 16 Unidades Socioeducativas e mais de 70 adolescentes contemplados pelo curso que contém as seguintes disciplinas: Relações Interpessoais, Meio Ambiente, Língua Portuguesa, Rotinas Administrativas, Saúde e Segurança no Trabalho, Ética e Cidadania, Introdução à Informática, Matemática Básica, Fundamentos de Qualidade e Produtividade e Interpretação de Textos Técnicos e Administrativos. Todas essas disciplinas totalizam carga horária de 160 horas/aula.

No final do curso, que está previsto para meados de fevereiro, os adolescentes receberão certificação.

 

 

20/01/2021

 

CENSE UMUARAMA - REALIZA OFICINAS TEMÁTICAS

 

A equipe de socioeducadores do CENSE Umuarama, a partir do entendimento de que filmes são um ótimo jeito de conversar com os adolescentes sobre temas diversos, realizou uma oficina temática para refletir com eles sobre questões afetas ao cotidiano brasileiro, como racismo, preconceitos, direitos, conquistas, construções sociais de emancipação e empoderamento da população preta brasileira a fim de propiciar ambiente de crescimento individual e ampliação da visão crítica sobre diversidade, violência, sociedade e cidadania.

Foi apresentado aos adolescentes o documentário AmarElo – é tudo para ontem, produzido pela Netflix, seguido de um momento de debate e reflexão sobre as interlocuções feitas ao longo do documentário pelo Emicida e a trajetória histórica apresentada no documentário.

Estes momentos são importante pois as relações e aprendizados que surgem no cotidiano da socioeducação entre profissionais, adolescentes e toda a comunidade socioeducativa, permitem a vivência de experiências ricas de desenvolvimento pessoal e superação

 

20/01/2021

 

CENSE JOANA RICHA - INTENSIFICA ATIVIDADES DIFERENCIADAS NAS FÉRIAS ESCOLARES PARA AS ADOLESCENTES

 

  

Durante as férias escolares o CENSE Joana Richa, que atende adolescentes do gênero feminino, vem realizando algumas atividades diferenciadas, propostas e desenvolvidas pelos Agentes de Segurança Socioeducativos.

O objetivo para além de diversificar a programação de atividades,  é estimular o desenvolvimento da percepção do próprio corpo, proporcionando bem estar físico e mental, tão importante nesse período que estamos vivendo.

Destaca-se que as Unidades Socioeducativas, vinculadas ao Departamento de Atendimento Socioeducativo, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, atuam no atendimento ao(a)  adolescente em conflito com a lei, e seguem portanto as políticas que abrangem o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Entre as ações estão as de desenvolvimento de potencialidades dos socioeducandos por meio do acesso a arte, cultura, esporte e lazer, direitos fundamentais inscritos no artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e nos artigos 3 e 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990).

Essa semana, além das rotinas de Oficina de Cartas, Oficina de Salão de Beleza, Cursos do SENAI e Vídeo Game, alguns agentes desenvolveram oficinas de pintura de Mandalas para Marcadores de página e oficina de lazer, em que brincadeiras antigas como pular corda foram ofertadas. Além de ser um convite mais que chamativo para ficar ao ar livre, a corda estimula o movimento e a coordenação motora, além de desenvolver habilidades como altura, velocidade e contagem.

Além dessas atividades, o CENSE Joana Richa continua realizando os Estudos de Caso de forma online, propiciando a participação da rede de atendimento e dos familiares das adolescentes.

 

 

20/01/2021

 

CENSE FAZENDA RIO GRANDE - INVESTE NAS ATIVIDADES DE HORTICULTURA E JARDINAGEM 

  

O CENSE Fazenda Rio Grande  implantou uma oficina de  plantio em horta vertical.

A atividade conta com a participação de 5 adolescentes em fase do percurso formativo que lhes permite realizar atividades na parte externa a área de segurança.

A atividade foi pensada e desenvolvida em parceria com Terapeuta Ocupacional e equipe de saúde, com o apoio dos Agentes de Segurança Socioeducativos e Direção.


Além do trabalho terapêutico de lidar com a terra e aprender sobre o manejo das plantas, a realização da atividade promove a valorização dos adolescentes no processo socioeducativo e promove o trabalho de reflexão sobre a responsabilidade de  suas escolhas.

Um reforço positivo para o que podem realizar a atividade fora da área de segurança e para os demais que prospectam para essa possibilidade.

O grupo também  aproveitou para dar uma revitalizada e organizada no jardim.

 

 

08/01/2021

SEMANA DA CRIANÇA 2020

Relatório das ações desenvolvidas pelo fomento à visibilidade das demandas da infância e da juventude no Judiciário do Estado do Paraná entre os dias 12 e 19 de outubro de 2020.

No início do ano, a equipe do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ-PR) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ-PR) divulgou o relatório das ações implementadas por Comarcas paranaenses durante a “Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário”, realizada em outubro do ano passado.

A iniciativa contou com a participação de nove magistrados e mais de 50 servidores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).  Além disso, as atividades tiveram o apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná, dos Conselhos Tutelares e das Secretarias Municipais.  

Clique aqui para fazer o download do Relatório