26/02/2021

 

OFICINA DE FILMES - CENSE FAZENZA RIO GRANDE

 

26/02/2021

 

EMPREGOS NA SEMILIBERDADE - LONDRINA

Mesmo no meio de uma severa PANDEMIA e de uma crise econômica nacional, alguns setores estão conseguindo empregar trabalhadores.

Recentemente a Semiliberdade de Londrina efetivou a inserção de três jovens no mercado de trabalho. O diretor da Unidade Sr. Gilmar Bragantine Ferreira informa que:

 

O primeiro socioeducando a conseguir vaga, foi contratado por um período de 16 meses como Jovem Aprendiz no Projeto Musicalização numa parceria que existe há anos da Guarda Mirim com a Semiliberdade. Projeto esse que oferece uma bolsa auxílio, mais Vale alimentação para cumprir uma carga horária de 4 horas diárias.

 

O segundo socioeducando a conseguir vaga, depois de passar 2020 inteiro participando de diversas entrevistas de emprego, começou 2021 sendo presenteado com uma oportunidade de trabalho que não atrapalha seu tratamento renal.

 

O terceiro adolescente, participou de um mutirão de empregos e conseguiu sua oportunidade.

 

A semiliberdade coloca, de forma mais efetiva, o socioeducando em contato com a comunidade. Dessa forma, na instituição é tido como de suma importância a colocação deles no mercado de trabalho, objetivando o desenvolvimento ou criação da autonomia, oferecendo-lhes consequentemente maiores oportunidades de reinserção social.

 

 

26/02/2021

 

PROJETO - LINHAS DA VIDA - CENSE LONDRINA

Tendo em vista a perspectiva de ampliar os instrumentos de intervenções socioeducativas de modo a favorecer ao adolescente apropriar-se do conteúdo e dos pressupostos da internação, o CENSE Londrina II, vem desenvolvendo o como os adolescentes o “Projeto Linhas da Vida: cada carta uma história”. O projeto prevê a utilização da escrita de cartas como um recurso facilitador desse processo e justifica pela possibilidade de propiciar ao adolescente um percurso de reflexão sobre sua história, as relações que estabelece, as circunstâncias e percepções sobre o momento atual, bem como perspectivas e sonhos para um futuro a médio e longo prazo. Atender assim, as normativas que regulamentam o atendimento socioeducativo em uma de suas prerrogativas principais, que prevê ações que oportunizem o desenvolvimento pessoal e social do adolescente, contribuindo para a construção de sua identidade, favorecendo a elaboração de um projeto de vida, o seu pertencimento social e o respeito às diversidades (SINASE).
Nesse sentido a proposta da escrita de cartas cujo destinatário inicial é o próprio adolescente e, em um segundo momento, pessoas da comunidade que também se interessam por esse recurso como instrumento de expressão e interlocução, se caracteriza como mais uma intervenção que, no contexto institucional e social, visa instigar posturas reflexivas, de autoconhecimento, de reconhecimento dos lugares que ocupa na sociedade e de planejamento de vida.
            “Por meio das correspondências, vamos cuidando juntos das histórias, marcas, desejos e perspectivas, refletindo sobre as desigualdades sociais, as responsabilidades coletivas em relação à infância e possíveis formas de enfrentamento e potencialidades”(Trocadores de Carta)
            Assim, o projeto Linhas da Vida vem instigando os adolescentes participantes a pensarem sobre si, o momento da privação de liberdade, as realidades que habita, as repercussões de suas escolhas, seu futuro e outros aspectos envolvidos em sua formação e amadurecimento.

 

23/02/2021

 

INFORMATIVO DO COMITÊ INTERINSTITUCIONAL DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 SOCIOEDUCATIVO

Clique aqui para realizar o Donwnload do inteiro teor do Informativo

 

23/02/2021

 

COMITÊ INTERINSTITUCIONAL PROTETIVO DO PARANÁ FAZ PUBLICAÇÃO EM REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO 

Clique aqui e confira na íntegra

 

23/02/2021

 

SECRETARIA DA SAÚDE - SESA, PUBLICA RESOLUÇÃO SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO PARA O RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES

Clique aqui e confira na íntegra.

 

 

18/02/2021

 

COMITÊ INTERINSTITUCIONAL PROTETIVO LANÇA A NOTA TÉCNICA DE N⁰ 6. 

Clique aqui para fazer o download

 

15/02/2021

 

PROJETO CIDADANIA E DIVERSIDADE EM FOCO

 

Em fevereiro está sendo dado início ao Projeto Cidadania e Diversidade em Foco.

 

O projeto propõe a disseminação e debate sobre as diversas datas importantes de cada mês do calendário brasileiro. Para tal, o DEASE selecionou as datas de cada mês e organizou as informações de uma forma didática, sintetizadas em folders que serão encaminhados mês a mês, com a indicação de atividades culturais e educativas atreladas à temática, evidentemente, mantendo a autonomia de cada Unidade Socioeducativa para desenvolver o tema.

 

O projeto é relevante por permitir uma aproximação dos adolescentes à cultura, história e aos conceitos de cidadania, uma vez que muitas vezes conhecemos feriados e festividades sem necessariamente sabermos o real significado destas datas. Para além dos feriados, destaca-se também que existem datas que não são divulgadas e não possuem um foco especial, mas que carregam um grande conceito, uma luta histórica e cultural e cujo o impacto é relevado na vida cotidiana.

 

Assim, o objetivo do projeto é divulgar informações importantes sobre nossa história a partir do nosso calendário, dar enfoque a sua importância possibilitando a oportunidade de agregar conhecimento, promover uma aproximação com a própria história e facilitar o processo educativo com elementos cotidianos, integrando-se a temática central que é a cidadania e a diversidade.

 

Para dar início ao projeto, neste mês de fevereiro estão sendo trabalhados os temas: Carnaval (14/02) e Combate às Drogas e ao Alcoolismo (20/02).

 

15/02/2021

 

CENSE TOLEDO - DESENVOLVE JOGO EDUCATIVO SOBRE CORONAVÍRUS

Jogo traz informações sobre a prevenção a COVID-19 de forma lúdica

 

Com a deflagração da pandemia do Coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e evidências que justificam medidas referentes à quarentena e ao isolamento social, ocorreram alterações nas formas de convívio e na rotina do ambiente socioeducativo.

O adolescente inserido na unidade socioeducativa, tem necessidade de permanecer 14 dias isolado do convívio com outros socioeducandos e para que a quarentena e as demais práticas de prevenção ao Coronavírus tenham êxito, a Unidade Socioeducativa de Toledo, introduziu o exercício de ações de educação em saúde, visando produzir sentido às orientações propostas. Assim, apostou-se no diálogo como ferramenta imprescindível durante a pandemia, no qual o profissional de saúde, a partir da compreensão da realidade na qual o sujeito está inserido, contribuiu na construção dos sentidos necessários.

A educação em saúde, neste caso, caracteriza-se como o processo educativo de construção de conhecimentos para a apropriação por parte do educando das medidas necessárias ao enfrentamento do Coronavírus. Assim, o foco é as estratégias de promoção de saúde e prevenção da doença.

A equipe de enfermagem desenvolveu um jogo educativo, utilizando-se de modelos dispostos no “Google”, adaptado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O jogo proporciona momento de lazer ao educando em isolamento de 14 dias, contato com a profissional de enfermagem e conhecimento sobre o vírus corona e a patologia.

Assim, o profissional de saúde, que também é entendido como educador, proporciona um processo pedagógico que permita ao educando, questionar sobre o tema e refletir sobre o processo saúde-doença baseado no imaginário criado pelo jogo.

 

 

15/02/2021

 

CENSE SÃO FRANCISCO DESENVOLVE PROJETO CÁPSULA DO TEMPO

 

 

Por acreditar na ideia de que Socioeducacao é oportunizar, aos adolescentes em privação de liberdade , tudo aquilo que as políticas públicas deveriam ter oportunizado e não o fizeram   é que o professor Odair, que ministra aula de História no CENSE São Francisco,  viu a necessidade de despertar sonhos nos adolescentes e por meio da educação sistematizada, indicar os caminhos para alcançá-los, de forma mais gratificante e socialmente aceita.
O primeiro passo foi fazer com que cada adolescente mostrasse seus sonhos para os próximos 5 anos de dezembro de 2014 até dezembro de 2019.

Em dezembro de 2020 as cápsulas foram abertas, e mesmo os adolescentes não estando mais na Unidade, esta atividade possibilitou que, aqueles que estão e participaram da abertura das cápsulas, pudessem fazer um paralelo entre o que pensam e desejam nos dias atuais e o que já foi pensado por outros adolescentes,  em momentos anteriores, e refletir sobre seu futuro, possibilidades e estratégias para superar as dificuldades vivenciadas, expectativas em relação ao País e acesso ao  exercício da plena cidadania. 

 

12/02/2021

 

45 ADOLESCENTES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO PARANÁ SE INSCREVERAM PARA O ENEM PPL - 2020.

 

Após a realização da publicação do edital que regulamenta o ENEM PPL 2020 (Edital nº 94 do Inep/MEC), no dia 05 de novembro do ano passado, foi efetivada, ainda no mesmo mês, a adesão por parte da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) para possibilitar que os adolescentes cumprimento de medida de internação e que atendem aos critérios estabelecidos no edital participem do exame. Nos meses de novembro e dezembro, as equipes também realizaram as inscrições dos adolescentes.

 

            Para esta edição do ENEM PPL, foram inscritos 45 adolescentes que realizarão provas que envolvem questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e, Redação, além de questões relacionadas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. De acordo com o mesmo edital, as provas acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

 

            Participarão desta edição do ENEM, adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nas Unidades de Cascavel II, Fazenda Rio Grande, Joana Miguel Richa, Laranjeiras do Sul, Londrina II, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Francisco e São José dos Pinhais.

           

            Os participantes com ensino médio poderão utilizar o desempenho no Exame como mecanismo de acesso ao Ensino Superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), para vagas em Universidades Públicas, bem como para o acesso a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da Educação Superior.

            Já os participantes que ainda não concluíram o Ensino Médio, são considerados "treineiros” e poderão utilizar os seus resultados individuais para a autoavaliação de conhecimentos. Além disso, a pontuação no Exame poderá ser utilizada pelos candidatos como instrumento de acesso a vagas no mercado de trabalho, para os casos em que o desempenho no ENEM possa ser utilizado como critério de seleção.

 

 

12/02/2021

 

CENSE PATO BRANCO AMPLIA OFICINAS DESENVOLVIDAS PELOS SOCIOEDUCADORES NO MÊS DE FEVEREIRO 

 

 

 

 

Visando ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e internação provisória, os socioeducadores do Centro de Socioeducação de Pato Branco dão continuidade às oficinas pedagógicas no período de férias da educação formal. As oficinas foram pensadas a partir das habilidades pessoais dos servidores da unidade, para que o caráter educativo do processo de responsabilização do adolescente seja garantido, levando em consideração a realidade geográfica e sociocultural dos participantes.

Uma das oficinas ofertadas foi desenvolvida pela assistente social da unidade, Gilce Soares, e pela agente de segurança socioeducativo, Pamela Nissen, que ensinaram aos adolescentes a técnica de tingimento de camisetas “Tie Dye”. A técnica consiste em amarrar e tingir peças de roupas, com variadas cores em degradê. Apesar de ser uma técnica bastante difundida entre a juventude fora do contexto da educação, o caráter pedagógico desta oficina está na possibilidade da confecção de peças personalizadas com baixo custo, desestimulando o consumismo. Também, é desenvolvido o senso estético através da utilização de diversas cores em uma única peça, bem como o resgate histórico do Tie Dye, que no contexto brasileiro surgiu como sinônimo de liberdade, autonomia e emancipação da juventude.

Ainda pensando na emancipação, o agente de segurança socioeducativo, Márcio Garcia, está ministrando a Oficina de Hidráulica e Elétrica. Nela, os adolescentes aprendem a fazer instalações e reparos domésticos, bem como despertam o interesse pela habilidade para seu futuro profissional, já que a oficina será certificada. Um dos participantes contou com entusiasmo que com os aprendizados poderá ajudar sua mãe com os cuidados com a casa, enquanto outro, que poderá ser sua futura profissão, uma vez que há bastante procura por serviços de manutenção residencial. O agente, que presta serviços de manutenção, também instruiu os adolescentes sobre as particularidades da profissão.

Para o desenvolvimento da criatividade, de habilidades manuais e do senso de coletividade, está sendo desenvolvida, pela agente de segurança socioeducativo, Gabrieli do Nascimento, Oficina de Artesanato, com produções em fios, como mandalas e pulseiras. A produção de trabalhos manuais auxilia, ainda, no controle da ansiedade dos adolescentes, bem como no estreitamento de vínculos com familiares, já que são eles os presenteados com as produções.

Além disso, continuam sendo desenvolvidas as oficinas iniciadas em janeiro. O curso "Pai Presente: Cuidado e Compromisso", ofertado gratuitamente pela Universidade do Rio Grande do Norte em parceria com o Ministério da Saúde, está sendo repassado aos adolescentes pelo técnico de Enfermagem, Jakson Pundrich. O curso desenvolve nos adolescentes a responsabilidade paterna, uma vez que muitos adolescentes, apesar da pouca idade, já possuem relacionamentos estáveis e filhos.

A oficina “Gourmet”, ministrada pela agente de segurança socioeducativo, Pamela Nissen, ensina os adolescentes a produzirem bolos, doces e cupcakesAlém da habilidade culinária, e da possibilidade de degustação após a produção, a oficina desperta nos adolescentes a reflexão sobre papéis de gênero, e estimula a desconstrução das tarefas essencialmente destinadas às mulheres. Apesar de a sociedade ter evoluído nesta questão nos últimos anos, percebem-se enraizados na cultura dos adolescentes os papéis sociais baseados no gênero do indivíduo, sendo assim a oficina é uma ferramenta de inclusão social.

Também, estão nas atividades executadas pelos socioeducadores a Oficina de Musicalização, ministrada pelo agente de segurança socioeducativo Deivy Carlo Mas, que em fevereiro passa para a segunda fase, sendo que os adolescentes que concluíram a primeira, já receberam certificado de aprendizado. A oficina desenvolve competências musicais, criativas e emocionais nos adolescentes, mas também pode ser visualizada como uma possibilidade profissional. Um dos participantes, em especial, inclui a música em seu projeto de vida, uma vez que sonha com a possibilidade de ser cantor, sem ter podido anteriormente participar de aulas de violão. O adolescente não só gosta de cantar, como escrever letras de música, nos estilo Rap e sertanejo, sendo elogiado por produtores musicais participantes do Projeto de Rap promovido pelo DEASE no ano passado.

Ainda, o agente de segurança socioeducativo, Jiones Fabio Frana, mantém a Oficina de Xadrez, auxiliando os adolescentes a desenvolverem a inteligência lógico-matemática, bem como a lidar com sentimentos de frustração e conquista, possibilitando que os adolescentes participem de jogos on-line, e lidem com a perda e o ganho. Ainda, estão sendo ofertados os cursos disponibilizados pelo CIEE e são proporcionadas atividades lúdicas de jogos, esportes e recreação.

Para a direção do CENSE Pato Branco, “o desenvolvimento das atividades só é possível devido ao comprometimento e a dedicação, mesmo que em um contexto mundial difícil, que os socioeducadores demonstram com o processo e com o trabalho que assumem fazer, ressalta  o Diretor Assistente, Eloi Kassiano Valiati Beckhauser.

 

02/02/2021

 

CENSE FAZENDA RIO GRANDE INTENSIFICA ATIVIDADES ARTÍSTICAS PARA OS ADOLESCENTES

 

Pintura realizada por adolescentes socioeducandos

 

Pintura realizada por adolescentes socioeducandos

Pintura realizada por adolescentes socioeducandos

Pintura realizada por adolescentes socioeducandos

 

Pintura realizada por adolescentes socioeducandos

 

A arte oferece aos adolescentes que se encontram em cumprindo medidas socioeducativas a oportunidade de expressarem a sua subjetividade, e também de crescimento emocional e intelectual.

 

A partir desta premissa o CENSE Fazenda Rio Grande tem, por meio de oficinas de pinturas em tela, oportunizado aos adolescentes a expressão da criatividade e de sentimentos.

 
O diretor da Unidade, Alex Sandro da Silva, esclarece que o processo de criação, execução e conclusão das obras também é de reflexão e estímulo associado aos projetos a que podem se dedicar e quanto mais se dedicarem melhor será o resultado.

 

A Terapeuta Ocupacional, Mariana B. Aranha, responsável pela atividade esclarece que a oficina também oportuniza a troca de experiências e atitudes colaborativas entre os adolescentes no auxílio e sugestões tanto no processo de criação quanto da execução das obras.


Com a finalização da oficina objetiva-se fazer uma exposição no espaço de convívio dos adolescentes para que possa ser apreciado pelos pares e pelos servidores.

 

O Chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo - DEASE, Coronel Davi Antônio Pancotti, enfatiza que o forte aliado para garantir a continuidade da política socioeducativa, em tempos de pandemia, tem sido o esforço e o comprometimento dos servidores do Departamento, que, com muita criatividade, tônus e tenacidade, propõem atividades diferenciadas para garantir os direitos dos adolescentes, previsto no conjunto ECA/SINASE.

 

 

02/02/2021

 

PODER JUDICIÁRIO E CENSE DE TOLEDO FORTALECEM TRABALHO INTERSETORIAL

Partindo do princípio da incompletude institucional levantada a partir das legislações como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), que apresentam a necessidade de integração operacional dos serviços prestados à criança e ao adolescente, a equipe do CENSE Toledo e o poder judiciário da vara da Infância e Juventude da comarca de Toledo, realiza um trabalho articulado, buscando proporcionar o atendimento integral ao socioeducando, com ações em consonância com a realidade familiar e comunitária vivenciada pelo adolescente, para que o programa de atendimento, poder judiciário, ministério público, rede de proteção socioassistencial, família e adolescente, possam encontrar soluções para suas reais necessidades.

            Com esse objetivo, o Magistrado e a equipe do CENSE se reúnem frequentemente para avaliar o trabalho socioeducativo que vem sendo realizado e planejar ações estratégicas que contribuam com a qualidade do trabalho socioeducativo desenvolvido pelo centro de socioeducação de Toledo.

            Os encontros não possuem calendário preestabelecido, sendo que as reuniões ocorrem sempre que uma das partes sentir necessidade. No ano de 2020 e 2021, em razão da pandemia do COVID 19, essa parceria precisou ser intensificada, devido as particularidades e desafios que a pandemia trouxe consigo na execução da medida socioeducativa de privação de liberdade.

            Seguindo as orientações e protocolos instituídos pelos órgãos competentes, sobre os cuidados que uma pandemia exige, as interações entre as partes passou a ser realizada por meio de telefone e/ou pela plataforma do google meet.

            Em relação a articulação entre o CENSE e o poder judiciário, o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Toledo, Dr. Rodrigo Rodrigues Dias, considera:

 

“Relações são essenciais para o desenvolvimento de um trabalho socioeducativo que vise aos objetivos do ECA e do SINASE. Relações com os adolescentes e suas famílias, que são as mais óbvias, mas não menos importante, entre os profissionais dos diversos equipamentos. São relações saudáveis, de confiança e respeito que nos permitem a tranquilidade de saber que podemos desempenhar nossas funções, de maneira coerente, articulada e afetuosa. Afetividade nas relações profissionais é essencial para que nosso empenho se converta em socioeducação. Temos de ser afetivos uns com os outros, conhecendo-nos e oportunizando a tematização conjunta e franca das questões que nos sobrevêm no cotidiano. É um gostar do outro por conhecer esse outro e confiar no que vem do outro e que podemos ser nós mesmos, mostrando nossas decisões e nos abrindo a alterá-las e acertar rumos. Essas relações afetivas se desdobram na concepção de um trabalho em rede, que garanta aos adolescentes o mesmo afeto e a condição de pessoa importante, para além de um sujeito de direitos. O constante diálogo entre o magistrado e a equipe do CENSE e da equipe do CENSE com o magistrado é fundamental. Não só para o trabalho, mas para consolidar afetos e uma franqueza carinhosa. Esses encontros, presenciais e virtuais, assim, acabam por ser momentos não só de muita responsabilidade profissional, mas também oportunidades de estarmos unidos por laços de verdadeira amizade, o que permite sermos todos os melhores seres humanos num espaço institucional de socioeducação.”

 

            Ressalta-se, que essa prática interdisciplinar tão próxima foi construída ao longo de vários anos e com articulação de ambas as partes, desta forma, vários atores com olhares de diversas áreas, em conjunto, buscam o mesmo objetivo. Proporcionando um trabalho com foco no ser humano.

 

 

02/02/2021

 

SAÚDE MENTAL É TEMA DE OFICINA REALIZADA NO CENSE CAMPO MOURÃO

As oficinas foram organizadas pelas equipes técnicas e de saúde da unidade, pois em janeiro se realiza em nível nacional a campanha Janeiro Branco.  O principal objetivo da campanha é discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções e foi idealizada para o primeiro mês do ano a fim de aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento atrelado à simbologia de recomeço.

Nas oficinas foram abordadas questões sobre ansiedade, estresse, depressão, pânico, delírios, abstinência ao uso de drogas, que podem gerar grande sofrimento mental ao adolescente.

A Diretora da Unidade  Grasiela Cristina Nascimento esclarece que  a promoção das oficinas que abordam o tema de saúde mental com os adolescentes permite criar circunstâncias que os auxiliam a discutir seus problemas e encontrarem meios para superarem suas dificuldades, por meio de uma relação de ajuda que se estabelece entre os participantes.

 

 

02/02/2021

 

CENSE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS REALIZA TORNEIO DE XADREZ 

O CENSE São José dos Pinhais promoveu no mês de janeiro um Torneio de Xadrez entre os socioeducandos da Unidade.

O projeto do torneio foi uma iniciativa de um dos Agentes de Segurança Socioeducativo o qual buscou incentivar os adolescentes a participarem do torneio, sendo oferecida a atividade para todos, onde os inscritos se enfrentaram  entre si até chegar à final.

Houve uma motivação da equipe de agentes para despertar o interesse dos adolescentes, sendo que aqueles que não sabiam jogar solicitaram uma oficina para este aprendizado. O vencedor foi premiado com uma medalha e uma caixa de bombom.

A Diretora da Unidade Glaucia Renno Cordeiro salienta que o xadrez é uma atividade extremamente positiva a qual desperta o raciocínio do adolescente trazendo motivação em melhorar seu desempenho a cada dia, e favorece portanto o cumprimento da medida socioeducativa pelo adolescente.