30/11/2020

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: UMA AULA DE HISTÓRIA

Em atenção a data alusiva ao Dia da Consciência Negra, foram desenvolvidas diversas atividades contando com a equipe de professores do Cense São José dos Pinhais, onde a professora Profª Lilian Ianke Leite em conjunto com os alunos da casa 8, realizaram várias ações com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade socioeducativa sobre a temática e promover a compreensão mais elaborada da problemática que a envolve, tendo como pano de fundo para o debate dados consistentes que justificam a importância deste conteúdo na escola.

Após a exibição dos vídeos, os estudantes comentaram sobre suas impressões, refletindo sobre o quanto a vida era difícil para as pessoas que ali prestaram seus depoimentos, mas que apesar disso eram pessoas fortes, guerreiras e bonitas.

Neste processo reflexivo foi repassado aos adolescentes dados do IBGE e, em especial da matéria “Pretos ou pardos estão mais escolarizados, mas a desigualdade em relação aos brancos permanece”. Abordoou-se também conceitos como preconceito, racismo, racismo no Brasil, desigualdade racial, dados sobre o racismo, consequências do racismo, consciência negra, o que fazer para combater o racismo.

Na continuidade, cada aluno escolheu um conjunto de dois slides impressos em folha, fez a leitura, justificou a sua escolha, coloriu a imagem e colou a sua contribuição no cartaz.

Os profissionais do CENSE  São José que participaram do evento concluem que esta temática precisa ser revisitada muitas outras vezes porque vidas negras importam.

          

30/11/2020

Janelas do amanhã

O CENSE Ponta Grossa participou nos últimos meses do projeto “Janelas do Amanhã. O referido projeto consistia em diálogos dos acadêmicos de serviço social da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG com adolescentes do CENSE, por meio de cartas, haja vista as restrições impostas pela Pandemia. Ao final do projeto os estudantes e adolescentes tiveram a oportunidade conhecerem com quem se corresponderam por meio de encontro virtual.

O projeto se originou a partir da preocupação de uma acadêmica do último ano, a qual contactou a professora Dra. Silmara Carneiro e Silva (que já atuou no CENSE como assistente social e, agora é docente da UEPG) e a mesma formalizou o projeto. Nesse período, vinte e cinco adolescentes participaram entusiasticamente da troca de cartas: os jovens ficaram admirados de pessoas sem laços familiares demonstrarem preocupação com eles durante a Pandemia.

Houve a aproximação de história de vidas diferentes, mas com pontos em comum. As histórias de vida de certos acadêmicos com momentos de adversidades e superação inspiraram os adolescentes do CENSE a acreditar, a ter sonhos, realizar planos e a lutar por eles. Inclusive despertaram nos adolescentes privados de liberdade o desejo de fazer curso superior (algo raro entre esses sujeitos). Sem dúvida o projeto foi um alento emocional para os adolescentes privados de liberdade durante as restrições da Pandemia e a ausência de visitas familiares.

     

30/11/2020

Batalha do RAP

O projeto idealizado no CENSE de Londrina visa promover um ambiente aberto e dinâmico dando espaço para que os adolescentes inseridos no sistema socioeducativo possam contar suas histórias, retratar sua realidade, mostrar sua cultura, transferir e agregar conhecimento, tendo no Rap uma ferramenta democrática e criativa para desbravar as potencialidades dos educandos e construir um ambiente interativo dentro do CENSE.

Estão inscritas 16 unidades neste evento que consiste na produção própria de músicas de rap pelos adolescentes. No dia 11 de dezembro acontecerá a fase regional de disputa entre os Censes das três regiões, no dia 18 de dezembro acontecerá a final com as três melhores letras do Estado.  
A Assistente Social Andressa, do CENSE de Londrina que participa da organização da Batalha na Unidade informa que esta atividade  “luz na unidade e deu visibilidade a nossos meninos, quando nos demos conta estávamos conectados com demais unidades do Paraná e começamos a falar de RAP juntos” 
O Chefe do DEASE, Coronel Pancotti acelerou o processo acreditando e participando de alguns encontros e fomentando a descriminalização do RAP, estimulando assim a potencialidade de incluir as 28 unidades socioeducativas em uma Batalha de RAP Estadual.

A Psicóloga Flávia Palmieri de Oliveira Ziliotto que coordena a realização da Batalha em nível estadual, informa que a avaliação das músicas levará em conta 5 quesitos: Letra, Rima, Ritmo, Melodia, Engajamento. Destaca que a orientação dos trabalhos é de que seja utilizado uma linguagem adequada que respeitem as diferenças, sem apologia ao crime, ofensas e desrespeito, usando da criatividade para construir frases e rimas que gerem reflexões, e estejam alinhadas com a melodia.

Avalia-se que o evento é potência, é vida! Estamos conectados, 16 unidades inscritas, batalhando e cantando. O estado do PR está quebrando paradigmas, nossa batalha de RAP está em meio a essa pandemia dando cor, vida e ritmo aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

     

17/11/2020

2ª Edição do Curso FORTIS EaD 2020

A Força-Tarefa Infância Segura – FORTIS promove a 2ª edição da capacitação voltada aos profissionais do sistema de garantia de direitos, que atuam na prevenção e no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no Paraná.

Ao todo, serão ofertados quatro cursos entre os dias 25 de novembro deste ano e 25 de fevereiro de 2021, todos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Inscrições

Os profissionais interessados podem se inscrever até o dia 24/11.
Clique aqui para realizar a sua inscrição.
Clique aqui para conferir as orientações sobre a inscrição.
Atenção: É possível realizar até dois cursos FORTIS EAD, simultaneamente.

Cronograma

Aula Inaugural: dia 25/11/2020, às 16h
Curso 1 – de 26/11 a 26/12/2020 (30 dias)
Curso 2 – de 26/11 a 26/02/2021 (90 dias)
Curso 3 – de 26/11 a 26/01/2021 (60 dias)
Curso 4 – de 26/11 a 26/01/2021 (60 dias)
Recesso da Tutoria de 24/12/2020 a 04/01/2021

● Curso 1 - Doutrina da Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, SGD no contexto da FORTIS (Módulos 1 e 2 - 16 horas) Coordenação: Bruno Muller (Defensoria Pública do Paraná) e Silvio Renato Fernandes Jardim (SEJUF);
● Curso 2 - Tipos de Violências contra Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade e Risco (Módulos 3, 4, 5 - 44 horas) Coordenação: Iolanda Novadzki (SESA-PR) e Rosineide Frez (SEED-PR);
● Curso 3 - Redes de Atenção e de Atendimento e Responsabilização Institucional para fins de Proteção às Crianças e aos Adolescentes (Módulos 6 e 7 - 40 horas) Coordenação: Arlete Kubota (Tribunal de Justiça do Paraná) e Luciana Linero (Ministério Público do Paraná);
● Curso 4 - Políticas de Prevenção Primária e Secundária de Violências contra Crianças e Adolescentes (Módulo 8/ Série Webinar Restaurativo - 40 horas) – Coordenação: Cineiva Tono (SEJUF-PR) e Laryssa Angélica Copack Muniz (Juíza da Comarca de Ponta Grossa).

     

Fonte: Imprensa TJPR 

10/11/2020

 

Na próxima quarta-feira (11/11), o Comitê Interinstitucional Protetivo realiza uma live sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes durante a pandemia do COVID-19. Para conversar sobre o tema, o Comitê convida profissionais da área que irão expor pontos importantes para auxiliar na compreensão do assunto e como enfrentar essas situações. A transmissão acontece no canal do YouTube ( https://youtu.be/TrDhn5DfOfs )  da 2°Vice (@2vicetjpr) às 17 horas! A 2°Vice apoia esta iniciativa, participe!

#2vicetjpr #ajustiçanãopara #2viceapoia #inovaçãodegestão #mudançadeparadigma

 

09/11/2020

 

No dia 09 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Adoção, data que tem o objetivo de dar voz à todas as jornadas de adoção na sociedade, além de conectar aqueles que participaram desse processo familiar.


Neste dia, a 2ª Vice destaca um projeto pioneiro voltado à adoção no Paraná, o A.DOT, que funciona como uma ferramenta de aproximação entre crianças e adolescentes em situação de adoção e pessoas habilitadas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Por meio do aplicativo, inúmeras histórias foram transformadas, e novas famílias foram formadas.

Nesse cenário, o Poder Judiciário e os grupos de apoio são essenciais para que todo esse processo seja realizado de forma eficiente e segura.

Adotar é um ato de amor!

#2vicetjpr #worldadoptionday #inovaçãodegestão #mudançadeparadigma

 

05/11/2020

PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL DO CENSE

Neste mês de outubro o CENSE de Laranjeiras do Sul, estimulado pela ideia já realizada há alguns meses no CENSE de Fazenda Rio Grande, concluiu sua primeira edição do jornal periódico.

Primeiro, foi realizado um concurso interno entre os adolescentes e servidores para a escolha do nome do jornal: cada casa dos adolescentes sugeriu um nome e os servidores e colaboradores votaram. Na sequência, a partir do envolvimento dos servidores e adolescentes confeccionou-se as notícias e informações para a edição do jornal. A atividade teve a supervisão e colaboração de vários servidores da Unidade.

O jornal proporciona um espaço para que os adolescentes se expressem, sendo também um instrumento de avaliação externa em relação ao trabalho desenvolvido pelos servidores junto aos adolescentes no contexto socioeducativo. A Unidade pretende realizar uma publicação mensal com conteúdo sobre as atividades do mês anterior, bem como a integração de todos os servidores de forma direta na formatação e produção do periódico e, assim, a consolidação desse projeto como parte integrante das atividades pedagógicas do cotidiano da unidade. 

05/11/2020

PRESENTE - MCDONALDS

No dia 16 de outubro, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CENSE II de Londrina foram presenteados pela GERAR com lanches do McDonald’s. A GERAR é uma organização social sem fins lucrativos que promove ações educacionais e de geração de emprego e renda e possui uma parceria com o CENSE Londrina na qual desenvolve, com excelência, atividades online para os adolescentes com vistas a atender as expectativas de formação e de possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

Essa é uma demonstração da participação comunitária no processo de efetivação de direitos dos adolescentes conforme prevê o art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

O CENSE Londrina agradece imensamente a GERAR que proporcionou um momento de muita felicidade entre os adolescentes da Unidade.

05/11/2020

CRIAÇÃO POMAR

Há alguns meses, foram concluídas as obras de encanação de coleta das águas pluviais que inundavam o CENSE Laraneiras do Sul nos dias de chuvas. A obra ainda contemplou o plantio de grama na área externa que proporcionou que a equipe da Unidade, tendo como idealizador um dos psicólogos da unidade, Luiz Belo de Oliveira, realizasse a revitalização do espaço com a intenção de transformá-lo em um pomar de frutas e criar, assim, um novo espaço de atividades, onde os adolescentes inseridos na Quarta Fase do Percurso Socioeducativo poderão dele usufruir em momentos oportunos.

 

05/11/2020

CAPACITAÇÃO SERVIDORES

A ressocialização dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas depende de vários fatores para efetivamente ocorrer. Para isso, é necessário algumas medidas como a capacitação dos servidores, acompanhamento e disposição de cuidados com a saúde mental dos adolescentes e servidores envolvidos. Nesse sentido e tendo em vista a complexidade que envolve o trabalho com os adolescentes em conflito com a lei e considerando os desafios relacionados à saúde mental do servidor, o DEASE, por meio da Divisão de Saúde, buscou parceria junto à Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a organização/execução de uma proposta de trabalho visando instituir um programa voltado à Saúde Mental do Servidor da Socioeducação, com o objetivo de propiciar um espaço de cuidado para com os servidores que atuam nas Unidades Socioeducativas.

O trabalho teve início em 2018 e, durante 2018 e 2019, as intervenções foram realizadas no CENSE Curitiba, com apoio do Departamento de Psicologia (DEPSI/UFPR), na pessoa das Professoras Doutora Elaine Cristina Schmitt Ragnini e Doutora Camila Brunning. A proposta para o ano de 2020, para além da continuidade no CENSE Curitiba, era a ampliação da oferta para mais um CENSE, para o qual foi escolhido o CENSE São José dos Pinhais.


Desta forma, foram realizadas algumas conversas com os servidores do CENSE São José dos Pinhais, durante os meses de setembro e outubro, para apresentação do projeto assim como esclarecer sobre as possíveis intervenções a serem realizadas pela equipe das professoras e alunos do curso de Psicologia, como forma de sensibilizar os servidores a participarem deste projeto, cujo objetivo é a criação de espaços de cuidado e acolhimento, onde seja possível ressignificar as demandas e sofrimentos trazidos pelos servidores.

04/11/2020

Live "Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Execu~]ao na Pandemia COVID-19 | Desafios"

Dia 05/11/2020, ás 15:30 horas, acompanhe no canal do Youtube da 2ª Vice-Presidência