31/03/2021

 

Bebês estão entre as maiores vítimas de violência contra a criança e adolescente durante a pandemia no Paraná
Dados do Comitê Protetivo mostram que bebês de até um ano representam 7,3% dos 2.773 casos registrados neste ano
Qua, 31 Mar 2021 18:01:26 -0300

 

 

Os relatórios divulgados pelo Comitê Protetivo, mostram que os índices de violência contra a criança e o adolescente, durante a pandemia, no Paraná, são alarmantes.

De 1° de janeiro a 23 de março deste ano, foram 2.773 ocorrências. Ao todo, 2.977 crianças e adolescentes foram vítimas de algum tipo de violência. Entre as maiores vítimas estão as faixas etárias de bebês menores de 1 ano (220 casos), adolescentes com 14 anos (251), 15 anos (331), 16 anos (342) e 17 anos (378), segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP).

O Comitê é uma iniciativa do Conselho de Supervisão e Coordenadoria da Infância e Juventude (CONSIJ/CIJ), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em parceria com a  Secretaria de Segurança Pública (SESP), a Secretaria de Justiça e Família (SEJUF/FORTIS), a Secretaria de Estado de Saúde (SESA), a Secretaria da Educação e do Esporte (SEED),   Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil/PR, Conselho Estadual de Direitos (CEDCA), Associação dos Municípios, Conselhos Tutelares, entre outros órgãos representativos da rede de proteção.

 

Clique aqui e confira a matéria na íntegra. 

 

 

24/03/2021

 

BOLETIM 5ª EDIÇÃO/2021

CONSELHO DE SUPERVISÃO DOS JUÍZOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - CONSIJ

COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - CIJ 

Clique aqui para realizar o download.

 

18/03/2021

 

EVENTO: SEMINÁRIO DO PACTO NACIONAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA - REGIÃO NORDESTE

 

O Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os parceiros do Pacto Nacional da Primeira Infância, realizam o Seminário do Pacto Nacional pela primeira infância - Região nordeste.

Data: 15 e 16 de abril de 2021 

Local: Canal CNJ no YouTube

Carga horária: 16 horas

Público-alvo: magistrados, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados, equipes psicossociais-jurídicas, parlamentares e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e da sociedade civil da Região Nordeste – Conselhos Tutelares, Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, servidores das unidades de Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, Cultura, Esporte, Saúde, Educação, Segurança Pública, empresários, entre outros.

Objetivo Geral: Sensibilizar os profissionais do Sistema de Justiça da Região Nordeste sobre a importância do Marco Legal da Primeira Infância, fomentando a implementação da prioridade absoluta prevista no artigo 227 da Constituição Federal.

Metodologia: Exposição oral e debate entre moderadores e palestrantes. Também serão realizados workshops temáticos simultâneos. Nos workshops haverá atividade de debate e encaminhamento de sugestões de ações que podem ser implementadas por órgãos governamentais e instituições não governamentais com o objetivo de solucionar (ou mitigar) os problemas e as dificuldades identificadas em cada tema debatido pelos participantes e facilitadores. Os workshops também contarão com moderadores e relatores para coordenar os trabalhos e registrar as deliberações que serão encaminhadas ao CNJ e aos signatários do Pacto.

(Para emissão do certificado, será necessário o registro de frequência no dia do evento por meio do link que será disponibilizado no campo de descrição da transmissão.)

 

Link para realizar a sua inscrição: https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-seminario-do-pacto-nacional-pela-primeira-infancia-regiao-nordeste

 

Link para verificar a programação completa: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2020/01/Programa%C3%A7%C3%A3o_Pacto_Nordeste-v2-8-3.pdf 

 

 

18/03/2021

 

CNJ oferece a capacitação “Marco Legal da Primeira Infância e suas Implicações Jurídicas”
Curso será na modalidade EAD e acontecerá entre 05 de abril e 10 de junho

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está oferecendo mais uma edição da capacitação “Marco Legal da Primeira Infância e suas Implicações Jurídicas”, destinada a magistrados e servidores do Poder Judiciário, bem como a outros agentes do Sistema de Justiça brasileiro.

O curso é gratuito, conta com carga horária de 40 horas e credenciamento da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

O curso abordará o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, nos âmbitos psicológico, social, legal, administrativo e processual, à luz dos critérios, das regras e dos princípios previstos na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Marco Legal da Primeira Infância, com a compreensão da importância e dos desafios encontrados na aplicação das normas, e o funcionamento da rede de serviços de proteção às crianças e adolescentes.

 

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

 

09/03/2021

 

EVENTO: FORÇA-TAREFA INFÂNCIA SEGURA - 3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA ONLINE 

A MENINA E O ADOLESCENTE NA FORÇA-TAREFA INFÂNCIA SEGURA DO PARANÁ

12 de março no link: http://abre.ai/sejufparana

 

08/03/2021

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES CONSIJ/CIJ - 2021

 

Clique aqui para fazer o Download 

 

04/03/2021

 

PINTURA EM TELA - CENSE FAZENDA RIO GRANDE

 

04/03/2021

 

PRIMEIRO ENCONTRO DO PROJETO "CLUBE DE LEITURA" - CENSE LONDRINA

No dia 26/02/21, aconteceu o primeiro encontro do Projeto “Clube de Leitura”, do CENSE 2 de Londrina, o encontro contou com a participação virtual de adolescentes internos das Unidades Socioeducativas de Londrina, Maringá, Umuarama, Pato Branco, Fazenda Rio Grande, Joana Richa e São José dos Pinhais, no total 36 adolescentes se reuniram para discutir a obra literária “Eu Sou a Malala” da autora vencedora do prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai.
O Livro foi indicação da Juíza da Vara de adolescentes em conflito com a lei de Londrina, Dra. Claudia Catafesta. Logo na preparação do encontro, a equipe se deparou com uma ideia inusitada da Professora de português e literatura, Angelita Siqueira, de conseguir a presença de uma muçulmana para enriquecer o debate.


Assim, a Assistente Social, Andressa Candido, entrou em contato com a advogada e ativista dos direitos humanos, Bahar Ramazanova, moradora no Azerbaijão. Como a convidada não fala português, Andressa, convidou a pedagoga, Luciana Ferreira, moradora na cidade de Londres, para fazer a tradução simultânea das falas.

 
Os adolescentes dos CENSEs foram preparados para o encontro pelos professores do PROEDUSE, numa ação conjunta entre as unidades, criando atividades pedagógicas que levaram os adolescentes a uma viagem ao Oriente Médio, mostrando a cultura, a religião e a luta de mulheres como Malala pelo direito ao acesso igualitário à educação.


No encontro, Bahar, falou de sua vida enquanto mulher muçulmana e de sua luta enquanto advogada ativista dos direitos humanos, fazendo um paralelo entre sua história e a história de Malala. Deixando a seguinte mensagem: “Não importa onde você está e as dificuldades que encontra no caminho. Estudem! Pois, a educação tem o poder de libertar e pessoas libertas transformam o mundo”.

 
Por final o Diretor do DEASE, Coronel David Pancotti, sinalizou a importância do encontro e a sua pertinência ao trabalho socioeducativo. O Diretor do Cense2 de Londrina, Amarildo de Paula Pereira, fez uma  homenagem a todas as mulheres, lembrando que o encontro conectou mulheres de 3 Países (Brasil, Inglaterra e Azerbaijão) todas elas, independente da cultura lutam pelas mesmas coisas “igualdade e respeito”.


 O encontro foi um marco para o “Clube de Leitura”, pois mostrou o poder da leitura na transposição das barreiras física e cultural.

 

04/03/2021

 

EQUIPE DO CENSE MARINGÁ COMPÕE COMISSÃO DE FORMAÇÃO DA EQUIPE DO CREAS DE MARINGÁ EM JUSTIÇA RESTAURATIVA E CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ 

 

 

A SEJUF/DEASE por meio do CENSE Maringá entra como importante parceira da capacitação organizada pelo Núcleo de Justiça Restaurativa e a Coordenação do SIMASE (Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo) de Maringá.

Essa ação materializa a interface que existe entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Estes dois sistemas devem estar relacionados e se comunicando constantemente para a execução das medidas em meio aberto, realizadas no âmbito da Proteção Social Especial (PSE) de Média Complexidade, através do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), que estão inseridos em uma coordenação única do SIMASE em Maringá, pontua Nilson Domingues, diretor do CENSE de Maringá.

Este momento é um marco para o sistema socioeducativo do Paraná, por integrar operadores de medidas em meio aberto (através da Coordenação do SIMASE de Maringá) e em meio fechado (através do DEASE/ CENSE Maringá), afirma o Chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo, Cel. David Antônio Pancotti.

 

“Trabalhamos há 5 anos no CENSE de Maringá com as práticas restaurativas e acredito que essa formação será uma oportunidade ímpar de trocas de experiências acerca do que já pudemos vivenciar em nosso cotidiano, além de ser uma excelente oportunidade de estreitarmos o nosso vínculo com a equipe do CREAS.” Lara Hauser - Psicóloga do CENSE de Maringá

 

“É uma oportunidade para refletir sobre nossas ações junto a quem atendemos e cada vez mais encontrar soluções ao processo de acolher e fortalecer vínculos” Fabiano França – Educador Social do CENSE de Maringá.